sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Escola de Dança elabora plano para Conselho Universitário

No fim da tarde hoje (22), após solicitação dos membros do CONSUNI (Conselho Universitário), foi elaborada uma proposta de segurança para ser aplicada em caráter emergencial nos campi da UFBA. Segue abaixo uma cópia do e-mail, contendo a proposta criada, encaminhado para a diretora da escola e membra do conselho , Dulce Aquino:


Providências emergenciais de segura – Escola de Dança

As providências a seguir foram tomadas principalmente por estudantes da escola de dança, com a presença de membros de outras escolas e serão apresentadas em ordem de prioridade.

1) Mudança do caráter da guarda universitária, para a proteção da comunidade universitária (e de quem estiver em quaisquer campi da UFBA) não se limitando à guarda do patrimônio imóvel da UFBA
2) Iluminação de luz branca nos estacionamentos, trilhas, caminhos, estradas, ruas, unidades, caminhos entre unidades e escadas de acesso
3) Rondas de segurança equipadas com bicicletas, lanternas, walk´n´talk e apitos
4) Intensificação das rondas da polícia militar e civil nos arredores dos campi
5) Implantação de câmeras de segurança nas escadas de acesso aos campi e vias menos movimentadas (trilhas, caminhos entre prédios, etc.)
6) Registro de entrada de pessoas nas vias de acesso à UFBA (RG, nome e placa do carro)
7) Vigilância dos pontos de acesso não-oficiais (buracos nas grades, locais em que não houver grade, etc)
8) Caso não haja guardas suficientes para atender as reinvindicações acima, deverão ser contratados/convocados número maior de guarda.

Comissão de Imprensa Emergencial

Um comentário:

Distraídos estamos Salvos! disse...

Proponho adicionar às proidênvias emergenciais a sugestão e Thiago Pondé:


Proposta Emergencial Efetiva-



-Para debate do grupo apartidário e na luta movida pela paixão e anseio de transformação- (Proposta para votação no Consuni de Terça como Medida Emergencial)





Ano passado, em visita ao Rio de Janeiro, para encontro estudantil de Arte (Enearte), morei com alguns colegas e amigos da UFBA e de outras universidades do Brasil, durante uma semana na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), no Campus Universitário do Fundão situado na Linha Vermelha, próximo ao Aeroporto Galeão e rodeado por algumas comunidades (favelas). O regime de transporte lá funciona da seguinte maneira: O interior da universidade faz parte da rota de algumas linhas de transporte público (os ônibus entram para pegar e deixar estudantes e servidores da UFRJ). Não sei exata a quantidade de pontos, porém onde existem, há iluminação e trânsito de pessoas. No anseio emergencial necessário, para que não se tomem medidas drásticas, vejo que além das propostas de remanejamento e seleção de um contingente especifico de guardas universitários e da iluminação de pontos críticos, esta medida a curto prazo, pode amenizar a violência e fortalecer a segurança, reiterando ainda a maior vontade dos estudantes realmente movidos pela causa: Estabelecer e fortalecer a comunicação com a comunidade EXTERNA da UFBA. O êxito do exemplo da URFJ, que me surpreende e inspira, deve servir de modelo para nós, visto que sua cidade é mais violenta que a nossa, porém não há tantos casos críticos de violência dentro da universidade como há aqui.



Por isso, proponho como medida emergencial a curto prazo que se feche acordos com o governo e com as linhas de transporte públicas que haja um pequeno acréscimo na rota, senão de todos, pelo menos de alguns ônibus:



- As linhas de ônibus que tenham em seu percusso a avenida ademar de barros em ONDINA, entrem no interior do campus para buscar servidores e estudantes em pelo menos dois pontos “provisórios” e bem iluminados localizados na área interna da universidade.



- algumas linhas de pontos distintos e centrais da cidade que tenham em seu percusso a cardeal da silva, que entrem na estrada velha de são lázaro para buscar servidores e estudantes da ufba.