segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Esclarecimentos públicos sobre a mata


Essa matéria tem como intuito prestar esclarecimentos sobre a mata que foi divulgada pela imprensa como "ponto de maconha", "abandonada" e diversos outros adjetivos pejorativos, principalmente pelo jornal A Tarde, na notícia "Delegada afirma que "Não houve estupro na UFBA""

Primeiramente, a mata em que ocorreu a violência, é chamada de Memorial da Mata Atlântica, em homenagem á mata atlântica que antes havia ali, aquela região é uma região de reflorestamento. Antigamente, o local era um grande pátio de exposições. Assim a chamarei até o fim por não se trata de uma mata qualquer, que está ali só por estar.

O Memorial da Mata Atlântica desempenha diversos papéis dentro da universidade, muitos deles constando na grade curricular de muitas unidades, tornando assim o memorial um local de estudo e convivência de estudantes, semelhante a uma sala de aula.

Os cursos de Medicina Veterinária, que fica próximo ao memorial, e o de Biologia utilizam constantemente o memorial para estudar seu bioma, catalogar insetos, aves, ver possíveis pragas, classificar plantas. A presença de turmas completas são comuns no local, diverasas horas do dia, o que podem causar estranheza para olhos menos acostumados, principalmente quando cruzam com um grupo de cerca de 30 pessoas, saindo de dentro da mapa com seus jalecos brancos e seus cadernos na mão, fazendo notas enquanto o professor mostra algo.

A ação não se restringe a estes cursos, o curso de dança usa constantemente a área para suas pesquisas, seja fazendo aulas, experimentações coreográficas ou mesmo, criando trabalhos para serem executados no memorial ! Tudo isso, devidamente registrado e institucionalizado.
(a foto ao lado mostra estudantes de dança fazendo experimentação para o módulo de estudos dos processos criativos I).

Mas, talvez um dos mais belos trabalhos que acontecem no memorial é o do mestre percussionista Ivan Machado. Ele, artista reconhecido internacionalmente, já tendo tocado ao lado de personalidades como Bob Marley, realiza um trabalho voluntário há anos, totalmente gratuito que consiste em oficinas percussão, poesia, mandalas, artes em geral e ecologia para pessoas das comunidade no entorno da UFBA e estudantes, dentro do memorial, todas as sextas-feiras, no período da tarde, na casa em que, infelizmente ocorreu a violência, e que foi veiculada pela mídia como abandonada. A atividade estava em processo de institucionalização pela Escola de dança, já que ele realizava sua oficina também aos sábados, porém teve sua entrada proibida na portaria da universidade por não ter permissão para utilizar o espaço aos sábados, espaço este que deveria ser aberto à comunidade em geral. A institucionalização permitiria que ele as realizasse dentro do memorial

Tratando em linhas gerais, é possível ver que a tão (mal) falada "mata" não é um lugar qualquer com um monte de árvores que servem como refúgio de ladrões, é uma área de convivência essencial para a UFBA, assim como as salas de aula, devido a sua importante para a comunidade acadêmica que fazem um bom uso da mesma. Que é limpa e bem cuidada ao máximo por todos que utilizam dela. Ao andar por ela, é possível ver diversas trilhas, muitas delas com cerquinhas de bambu e, acreditem, as vezes sem folhas, pois os frequentadores frequentemente retiram as folhas para preservar as trilhas naturais.

O memorial da mata atlântica é um local importante para a UFBA, tanto quanto qualquer sala de dança, medicina veterinária ou biologia, pois trás muitas vezes a prática para próximo do ambiente acadêmico.

Comissão de imprensa emergencial

4 comentários:

Júlia disse...

que ótimo esse esclarecimento!(nossa,só eu comento no blog?).
falando nisso,está sendo encaminhada alguma carta à imprensa?

Júlia disse...

brigada pela atenção.
entendo o receio com relação aos meios de comunicação, mas que tal a Central de Mídia Independente? (www.midiaindependente.org)

Lorena Peixoto disse...

Sugiro que este texto seja revisado e encaminhado a alguns jornais impressos/radios, pois serve de esclarecimento sobre o memorial.
______________________
Julia --> vc nao é a única. Eu já tinha tentado postar, mas não consegui. Agora está dando tudo certo :)

Unknown disse...

Bonito esclarecimento! mas não melhora o fato de que , apesar de tudo o que foi dito,o "memorial da mata Atlântica" continua sendo um lugar de refúgio de gente que não presta