quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Carta dos vigilantes à comunidade universitária

Hoje recebemos uma carta vinda da diretoria do Sindivigilantes/BA (Sindicato dos vigilantes do estado da Bahia) direcionada a toda comunidade acadêmica. O conteúdo da carta fala por si. Segue abaixo o texto integral da mesma.


CARTA DOS VIGILANTES À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA

Acerca da violência e a questão da segurança na UFBA


Na semana passada toda a comunidade da UFBA foi abalada com mais um episodio de violência: uma estudante foi estuprada.

Mais uma vez, os vigilantes contratados através de empresa privada, muitos com até 24 anos de serviços prestados na Universidade, são eleitos por alguns “bodes expiatórios”.

O debate sobre tema tomou corpo e envolve a todos.

Os vigilantes terceirizados que prestam serviço à Ufba não podem ficar de fora dele e querem, inicialmente, manifestar total e irrestrita solidariedade a estudante vitimada e a todos aqueles vitimados por violência na área da Ufba nos últimos meses.

Querem também deixar o mais veemente repudio as tentativas de responsabilizar-los pela precariedade da segurança, pela falta de respostas à violência e repetidas situações que agridem a vidas de alunos, professores e funcionários, até porque é impossível falar em segurança com seriedade e comprometimento sem que seja executado o planejamento aprovado a quase 6 anos, mesmo contendo alguns equívocos, tampouco levado a serio a contratação de empresas capacitadas tecnicamente, que dê suporte de fato as reais necessidade da segurança, bem como sem a vontade política da atual administração e a sua opção pelo cuidado apenas com o patrimônio.

Não resta duvida que a atual administração da Universidade fez a sua opção pela proteção do patrimônio material em lugar da proteção de pessoas. Trocou profissionais de segurança no turno diurno, por pessoas necessárias a serviços de portaria, mas que não tem nenhuma tarefa de cuidar de segurança, apenas da entrada e saída de materiais. Daí, falar em segurança neste contexto, é atentar contra a inteligência e o profissionalismo.

  • Porque não contratam empresas sérias, capacitadas tecnicamente, que cumpram suas obrigações trabalhistas e sejam capazes de executar minimamente um planejamento de segurança?
  • Porque a administração da Ufba não assume as tarefas de cuidar de outros aspectos indispensáveis para a questão da segurança (rádios e outros equipamentos de comunicação, iluminação do campus, limpeza e conservação de áreas com vegetação, controles de entradas e saídas de pessoas, rondas moveis, etc.)?
  • Porque a empresa e Universidade não executam um programa para melhorar a capacitação dos vigilantes?
  • Porque não elaboram e disponibilizam para os vigilantes e a comunidade um manual de procedimentos ?
  • Porque não utilizam de rondas motorizadas (carros, motos, etc.)?
  • Sobre segurança, nós somos profissionais e tecnicamente preparados.

Necessário que nos ouçam e parem simplesmente de nos apontar como culpados pelas suas omissões e amadorismo de outros.

Trabalhamos pela integridade e pela vida das pessoas, o maior patrimônio.
Segurança é coisa séria.
Salvador, 25 de Agosto de 2008.

Sindivigilantes/BA
Diretoria


Comissão de Imprensa

Nenhum comentário: