quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Carta aberta dos estudantes de Psicologia

Segue abaixo carta aberta dos estudantes de psicologia da UFBA, encaminhada á nosso email


CARTA ABERTA DAS REIVINDICAÇÕES DA ASSEMBLÉIA EXTRAORDINÁRIA DOS ESTUDANTES DE PSICOLOGIA

O ato de violência sexual praticado contra uma estudante da Escola de Dança da UFBa na última terça-feira, 19/08/2008, gerou uma grande inquietação da comunidade desta instituição. Diante disto, os estudantes do curso de Psicologia da UFBa, desde o acontecido, vêm se mobilizando para aprofundar as discussões a respeito da crise de segurança instaurada na Universidade e pensar estratégias de efetivação do Plano Integrado de Segurança dos Campi da UFBa, aprovado em CONSUNI (Conselho Superior Universitário), para implementação desde 2004.

Em razão desses acontecimentos nós, estudantes de Psicologia, viemos através desta carta aberta comunicar as decisões tomadas na Assembléia Extraordinária dos estudantes de Psicologia, realizada no dia 25 de agosto de 2008, na sala 33 da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH), das 10:30 às 13:00h, deste dia.

1º) Os estudantes de Psicologia paralizarão suas aulas nos dias 26 e 27 de agosto deste ano para cumprir a seguinte agenda:

1.1 – Concentração em FFCH às 7:00 do dia 26/08/2008 (terça-feira) seguindo em direção à Reitoria da UFBA, onde será realizado o CONSUNI com pauta única (Segurança).

1.2 – Realização da Assembléia Geral dos estudantes de Psicologia da UFBa, às 8:00 h do dia 27/08/2008 (quarta-feira), tendo como pauta as deliberações do CONSUNI e o “passo-a-passo” , seguindo posteriormente em direção à Reitoria onde acontecerá a Assembléia Geral dos estudantes da UFBa às 11:00h.

2º) Criação do Fórum Permanente sobre a Segurança da UFBa, que conte com a participação de membros das Comunidades circunvizinhas e estudantes. O Fórum deve se responsabilizar por formas de integração entre a Universidade e as Comunidades em questão além de fomentar a discussão sobre violência e gênero. O D.A.Psi deve ficar responsável pela divulgação do Fórum, bem como de suas atividades.

3º) Criação de uma comissão que busque formas de atuação com as comunidades vizinhas, elaborando projetos conjuntos com elas. Tal comissão teve suas atividades iniciadas logo após sua criação, seguindo para o Calabar para contactar com os representantes da referida comunidade.

4º) Esclarecimento do plano de segurança de São Lázaro que é diferente do projeto da Reitoria.

5º) Criação de uma grade cercando o Campus com tantos acessos quanto forem necessários.

Apontamos como pertinentes as seguintes reivindicações da referida Assembléia:

1º) Que seja implementado o mais rápido possível o Plano de Segurança, já aprovado em 2004.

2º) Que a Universidade garanta verba necessária para a realização dos projetos de extensão que busquem a inclusão social dos que moram próximos aos Campi.

3º) Que a Comissão de implementação do Programa Integrado de Segurança dos Campi da UFBa, divulguem o desencadeamento das discussões do site da UFBa.

Fazemos nossas as palavras do representante da Comunidade do Alto das Pombas em carta aberta destinada à comunidade da UFBa. A discussão a que nos propomos não pode estar dissociada da realidade enfrentada por toda a cidade de Salvador nem tampouco restrita à redoma de professores, funcionários e estudantes.

Nenhum comentário: