sexta-feira, 22 de agosto de 2008

CONSUNI decide não aceitar a polícia militar nos campi da UFBA

Na reunião do CONSUNI (Conselho Universitário - formado por professores e servidores em maioria, e 10 alunos com o direito de representação estudantil) convocada com caráter emergencial no fim da tarde de quarta-feira (20) foi decidido por decisão unânime dos membros do conselho a não presença da polícia militar como segurança principal nos campi , com consenso do reitor Naomar de Almeida. A polícia militar poderia ter acesso aos campi em caso de alguma nova ocorrência, seja ela qual for.

A decisão foi tomada devido à grande quantidade de investigações e notícias por corrupção na polícia militar (envolvendo por exemplo o tráfico de drogas, chacinas, extorsão e etc.) à inflexibilidade do regimento próprio, à conhecida truculência e também ao histórico agressivo anterior de atividades dentro dos campi (como o ocorrido em 2001 na Faculdade de Direito).

Um dos objetivos propostos por membros do conselho foi a restauração da antiga guarda universitária, contratada através de concurso público e treinada corretamente para agir na comunidade que frequenta os campi, sejam eles membros da comunidade acadêmica ou dos entornos da universidade.

Comissão de Imprensa Emergencial

Nenhum comentário: