sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Documentos criados e lidos pela escola de dança da UFBA agora estão disponíveis online

Na última quarta-feira, foi realizada na sala de video conferência do PAF 3 a primeira reunião de caratér emergencial do CONSUNI (Conselho Estudantil). A sala estava completamente ocupada por estudantes e conselheiros. Ao ter a vez de fala, Dulce Aquino, diretora da escola de dança e membra do conselho divulgou 3 documentos, lidos por ela e pela professora presente da escola de dança, Leda Muhana. Segue abaixo uma cópia do conteúdo dos documentos:

1º documento: Carta direcionada ao vice-reitor, Francisco José Gomes Mesquisa, exigindo retratação pública perante seus depoimentos públicos

Of. n.º 98/08

Dan/Direção

Salvador, 22 de agosto de 2008.

Ao Sr.

Francisco José Gomes Mesquita

Vice-Reitor

UFBA

Prezado Vice-Reitor,

De acordo com a deliberação da Congregação da Escola de Dança, reunida em 21 de agosto de 2008, solicitamos a V.S.ª uma retratação à Comunidade da Escola de Dança em nota pública e pessoalmente na Reunião do Conselho Universitário do dia 26.08.08 em virtude de vossa resposta ao grupo de discentes e docentes da Escola de Dança acerca do fato gravíssimo ocorrido com a estudante da Escola no dia 19.08.08 referindo-se ao local do acontecimento como “propício” para que o fato acontecesse, devido aos trajes lá utilizados e ao “foco de maconha” supostamente existente. A Comunidade da Escola de Dança clama por essa retratação.

Atenciosamente,

Dulce Aquino

Diretora da Escola de Dança



2º Documento: Carta direcionada ao conselho universitário onde a escola de dança manifesta repúdio ás declarações emitidas pelo vice-reitor Francisco José Gomes Mesquita.

Salvador, 20 de agosto de 2008.

Ao Conselho Universitário,


A Congregação da Escola de Dança, reunida em 20 de agosto de 2008, às 11h00, manifesta sua indignação com o depoimento do Vice-reitor, Prof. Francisco José Gomes Mesquita, ao ser informado do fato gravíssimo ocorrido no dia 19 de agosto de 2008, no Campus de Ondina, em que discriminou e difamou a comunidade universitária, em especial a Escola de Dança, referindo-se ao local do acontecimento como “propício” para que o fato acontecesse, devido aos trajes utilizados e ao “foco de maconha” supostamente existente.

Lamentamos que um profissional numa posição de alta responsabilidade da nossa Universidade tenha como primeira resposta à comunidade transferir a responsabilidade do ocorrido à própria vítima, não reconhecendo o fato como um problema de segurança dentro do Campus Universitário.

Carla Leite

Presidente da Congregação

em Exercício



3º Documento: Documento ao reitor Naomar Almeida Filho em que a escola de dança encaminha ao conselho recomendações de ações para serem executadas em caráter emergencial nos campi da UFBA.

Of. n.º 97/08

Dan/Direção

Salvador, 20 de agosto de 2008.

Ao Sr.

Prof. Dr. Naomar Monteiro de Almeida Filho

Magnífico Reitor da UFBA

Magnífico Reitor,


A Congregação da Escola de Dança, em reunião extraordinária realizada em 20 de agosto de 2008, às 11hs, deliberou encaminhar ao Conselho Universitário as seguintes recomendações de providências urgentes de segurança nos campi da UFBA:

· Mapeamento das áreas vulneráveis do Campus de Ondina;

· Gradeamento padrão em torno de toda a área do campus com reforço de arame farpado em pontos específicos de menor circulação;

· Guaritas de observação, elevadas, em pontos estratégicos cobrindo toda a área do campus e equipada com aparelhos de comunicação direta com a reitoria;

· Rondas contínuas em toda a área do campus no seu horário de funcionamento equipadas com aparelhos de comunicação;

· Iluminação eficaz cobrindo toda área do campus;

· Limpeza e manutenção ecologicamente apropriada das áreas verdes;

· Ampla divulgação, junto à comunidade universitária, de todas as ocorrências de violência no campus;

· Elaboração e divulgação de um protocolo de comportamento coletivo de prevenção à violência no campus;

· Exigir treinamento e requalificação do pessoal da empresa de segurança enfatizando interação respeitosa com todos usuários da universidade;

· Abertura de um amplo debate sobre a presença de segurança armada no campus;

· Autorização da presença de Polícia Ambiental realizando ronda em toda a área do campus;

· Autorização de acesso da Polícia Civil ao campus, em casos de ocorrências;

· Adoção de programas de ocupação e uso ecologicamente adequado dos espaços e áreas verdes do campus;

· Fomentar e divulgar políticas e posturas individuais de prevenção á violência;

· Adotar estratégias de divulgação de qualquer e todas incidências de violência e elaborar estratégias e práticas preventivas.


A Congregação posiciona-se veementemente contrária a:

· presença da Policia Militar no Campus;

· desmatamento ou desfiguração das áreas verdes do campus bem como à instalação de cercas de impedimento do acesso a essas áreas.

Carla Leite

Diretora em Exercício


Comissão de Imprensa UFBA

2 comentários:

Thiago Pondé disse...

Carta para os Estudantes e Servidores da UFBA-

Proposta Emergencial Efetiva-

-Para debate do grupo apartidário e na luta movida pela paixão e anseio de transformação- (Proposta para votação no Consuni de Terça como Medida Emergencial)


Ano passado, em visita ao Rio de Janeiro, para encontro estudantil de Arte (Enearte), morei com alguns colegas e amigos da UFBA e de outras universidades do Brasil, durante uma semana na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), no Campus Universitário do Fundão situado na Linha Vermelha, próximo ao Aeroporto Galeão e rodeado por algumas comunidades (favelas). O regime de transporte lá funciona da seguinte maneira: O interior da universidade faz parte da rota de algumas linhas de transporte público (os ônibus entram para pegar e deixar estudantes e servidores da UFRJ). Não sei exata a quantidade de pontos, porém onde existem, há iluminação e trânsito de pessoas. No anseio emergencial necessário, para que não se tomem medidas drásticas, vejo que além das propostas de remanejamento e seleção de um contingente especifico de guardas universitários e da iluminação de pontos críticos, esta medida a curto prazo, pode amenizar a violência e fortalecer a segurança, reiterando ainda a maior vontade dos estudantes realmente movidos pela causa: Estabelecer e fortalecer a comunicação com a comunidade EXTERNA da UFBA. O êxito do exemplo da URFJ, que me surpreende e inspira, deve servir de modelo para nós, visto que sua cidade é mais violenta que a nossa, porém não há tantos casos críticos de violência dentro da universidade como há aqui.

Por isso, proponho como medida emergencial a curto prazo que se feche acordos com o governo e com as linhas de transporte públicas que haja um pequeno acréscimo na rota, senão de todos, pelo menos de alguns ônibus:

- AS LINHAS DE ÔNIBUS QUE TENHAM EM SEU PERCUSSO A AVENIDA ADEMAR DE BARROS EM ONDINA, ENTREM NO INTERIOR DO CAMPUS PARA BUSCAR SERVIDORES E ESTUDANTES EM PELO MENOS DOIS PONTOS “PROVISÓRIOS” E BEM ILUMINADOS LOCALIZADOS NA ÁREA INTERNA DA UNIVERSIDADE.

- ALGUMAS LINHAS DE PONTOS DISTINTOS E CENTRAIS DA CIDADE QUE TENHAM EM SEU PERCUSSO A CARDEAL DA SILVA, QUE ENTREM NA ESTRADA VELHA DE SÃO LÁZARO PARA BUSCAR SERVIDORES E ESTUDANTES DA UFBA.

- O QUE MAIS OCORRER COMO PAUTA.


Esclarecendo uma parte que pode suscitar dúvida:



realmente em proporcionalidade e levando-se em consideração que a UFRJ poderia estar numa área de maior "foco" da violência, realmente lá não há tantos casos como aqui.



é bom reiteirar esta parte para não deixar dúvida!


REFLITAM. ESTA É UMA MANEIRA REAL E PRÁTICA DE SE AGIR, OBTENDO UMA HARMONIA MAIOR ENTRE TODAS AS PARTES.

alencar2 disse...

Diz o Correio da Bahia de ontem 22/08/08 que houve outro caso, mas que foi apenas tentativa, vamos averiguar esta informação para não expor a situação em vão.
http://www.correiodabahia.com.br/aquisalvador/noticia.asp?codigo=159265

Alan Alencar
moderador da UFBA no orkut