terça-feira, 26 de agosto de 2008

Deliberações do CONSUNI

Hoje, ás 8 horas, foi retomada a reunião do CONSUNI (conselho universitário) iniciada na última quinta-feira, onde a comissão temporária de segurança foi instaurada como permanente. Logo no início, diversos estudantes, vestidos em camisas com os dizeres "Na Ufba?? Foi Comigo !!" deitaram no chão em frente ao palanque enquanto estudantes de música realizavam sua performance, paralelamente, o salão nobre da reitoria era decorado com cartazes, com frases pedindo segurança, respeito e prazos.

As decisões apresentadas no início da reunião foram, em linhas gerais, as seguintes:

  1. Melhoria e manutenção dos postes de luz, com a troca de lâmpadas;
  2. Poda e roçagem para áreas de maior circulação;
  3. Ampliação de condições de trabalho da área de segurança;
  4. Equipamentos que otimizem o trabalho dos seguranças (como rádios);
  5. Parceiria com órgãos públicos, desde polícia militar à empresas de transporte para melhoria da segurança nos entornos dos campi;
  6. Uso de câmeras em pontos críticos e/ou estratégicos nos campi;
  7. Ampliação do contingente de pessoal relacionado à segurança;
  8. Cumprimento de rondas, principalmente em Ondina;
  9. Realização de fóruns e seminários sobre a temática da segurança.
Após as decisões da comissão de segurança, começaram os discursos dos conselheiros. Em todas as falas, a indignação com o ocorrido e a reiteração da proposta de dizer não a polícia militar dentro dos campi das UFBA era presente, assim como a necessidade de medidas a médio e longo prazo. Idéias não faltaram, cada unidade trouxe diversas medidas, algumas de acordo com suas necessidades, e outras mais amplas, que teriam como proposta serem estendidas pelos outros campi da UFBA.

Uma nova reunião do CONSUNI foi estipulada para daqui a cerca de 15 dias, para que sejam avaliadas e fiscalizadas se as ações de caráter emergencial foram realizadas e quais foram seus resultados.

-

Sem dúvida, um dos momentos mais marcantes da reunião foi a intervenção dos alunos da escola de teatro, entrando todos de preto, com sacos na cabeça, parando em frente á bancada em que o reitor estava sentado, levantando as mãos, e, em seguida, indo até um balde, cheio com tinta vermelha, e mergulhando as mãos nela, iam até as pessoas próximas e davam as mãos, compartilhando aquele que seria um sangue de todos nós. Uma das intervencionistas foi até a bancada oferecer sua mão completamente molhada na tinta vermelha para os membros da banca, que aceitaram, com um pouco de receio, mas certos de que aquilo era responsabilidade deles também. Foi um dos momentos da reunião em que o reitor mais esteve próximo pros estudantes durante toda a reunião.

Comissão de Imprensa

P.S: Caso alguém tenha fotos deste momento, enviem para nós, por favor

Nota extra:

O prazo que chegou até nós foi de que até sexta feira, a maioria das medidas tenham sido tomadas, mas para efeitos mais claros, fica-se definido até a próxima reunião do CONSUNI, em quinze dias, onde serão levantadas as melhorias feitas

3 comentários:

Júlia disse...

vi algumas pessoas com máquina, inclusive uma colega minha que ficou de me repassar as fotos ainda hoje. assim que tiver acesso, repasso.

Júlia disse...

mandei pra o e-mail de vocês com fotos que minha amiga tirou. avisem-me se chegou,por favor.

Comissão de Imprensa Emergencial disse...

Adicionarei uma frase ao texto principal

Julia, chegou sim, obrigado